Prefeitura seta Cultura seta Notícias
 


Dirigentes da FGM se reúnem na Secult
27-jul-2010

Na manhã desta segunda-feira (26), no auditório da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), dirigentes e funcionários da Fundação Gregório de Matos (FGM) discutiram com o secretário Carlos Soares as ações desenvolvidas na sua gestão como presidente da FGM,

além de terem apresentado futuros projetos da fundação, como por exemplo, o planejamento para a Copa 2014. 

“Este foi um momento especial, que possibilitou que a gente mostrasse o quanto estamos empenhados em fortalecer as nossas ações. Também foi uma grande oportunidade para a promoção de troca de experiências e visualização dos nossos trabalhos”, ressaltou a assessora chefe da Assessoria de Gestão Estratégica, Gildete Nascimento.

 

 
Assista Mulher Invisível dia 28/7 na Pça. Municipal
26-jul-2010

O Projeto Cinema na Praça, da Fundação Gregório de Mattos, apresenta nesta quarta-feira, dia 28 de Julho, às 18h, na Praça Thomé de Souza (Municipal), o filme A Mulher Invisível, sucesso do cinema nacional de Cláudio Torres.  


 


 
Veja o resultado do concurso de fachadas do 2 de julho
21-jul-2010

1º lugar: Casa Nº 07 –Local: Rua do Carmo.

2º lugar: Casa de número 172 – Local : Centro de Surdos da Bahia, Ladeirada Soledade.

3º lugar: Casa Nº 25- Local: Rua Direita do Santo Antônio.

4º lugar (MençãoHonrosa): Casa de número 34 - Local: Rua Direita de Santo Antonio.

5º lugar (MençãoHonrosa): Colégio Estadual Azevedo Fernandez - Local: Largo do Pelourinho

6º lugar (MençãoHonrosa): Número 83 - Local: Rua São José de Cima.

7º lugar (Menção Honrosa): Escola Carneiro Ribeiro - Local: Ladeirada Soledade.

Em breve divulgaremos data, local e horário da premiação. 

 

 
Ilê Axé Opô Afonjá é tema de encontro na Casa do Benin
19-jul-2010

A Casa do Benin, situada no Centro Histórico à Rua Padre Augustinho Gomes, nº 17 – Pelourinho -, abri suas portas nesta quarta-feira, 21 de Julho, das 13:30h às 17h, para uma mesa redonda sobre o tema “Ilê Axé Opô Afonjá: 100 anos de Cultura, Educação e Axé”. O objetivo do debate é enaltecer os aspectos culturais, sociais e educativos do terreiro homenageado, para que não somente a sua função religiosa seja reconhecida pela sociedade. A platéia predominante será de professores, coordenadores e diretores de escolas municipais de Salvador.

 

opoafonja

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Terreiro Ilê Axe Opô Afonjá

 

Homenagem às vovós

 

Na quinta-feira, dia 22, também no mesmo horário, no espaço aberto do quiosque da Casa do Benin, 30 crianças integrantes do grupo dos Griôs Mirins da Escola Municipal de Educação Infantil Tereza Cristina farão atividades e apresentação artística em homenagem ao Dia das Avós celebrado em 26 de Julho. Por ser a ancestralidade e a maternidade qualidades extremamente relevantes na cultura africana, estudantes e avós convidadas participarão de um encontro com a vovó Valdina Pinto que contará estórias e falará da importância do respeito e da devoção aos mais velhos para uma boa educação familiar e escolar. 

 

 
Mostra coletiva de Arte e Espiritualidade
08-jul-2010

A Brahma Kumaris, organização internacional com sede na Índia, promove uma mostra coletiva de Arte e Espiritualidade na próxima terça-feira, dia 13 de Julho, às 18h, no Centro Cultural da Barroquinha. O evento, que tem o apoio da Fundação Gregório de Mattos, apresenta além de uma exposição do artista Ray Vianna, música, dança e o palestrante francês, Michel Simon, que vai falar do verdadeiro significado da frase Liberdade, e Fraternidade.

Michel Simon é formado em matemática e física, fundou a Bruma Kumaris em 1980 na França e desde 2000 viaja pelo mundo ministrando palestras sobre espiritualidade e auto conhecimento.  Entrada franca.

 
Oficina de lideranças femininas negras
08-jun-2010

A “Oficina sobre a liderança feminina nas religiões de matriz africanana Bahia”, realizada nos dias 28 de maio e 08 de junho, no Espaço Cultural da Barroquinha,foi encerrada com mais um encontro de mulheres dos terreiros de Candomblé daBahia. 

 

 
Exibição na Pça. Municipal suspensa em função do Palácio Rio Branco
31-mai-2010

 

O Projeto Cinema na Praça, da Fundação Gregório de Mattos exibiria hoje 09/06, as 18h, o longa-metragem nacional Besouro, no entanto em função da estrutura montada para a inauguração do Palácio rio Branco esta programação fica suspensa. 

 

 
Começam os preparativos do desfile do Dois de Julho
27-mai-2010
Trinta e cinco dias antes da celebração dos 187 anos da independência da Bahia, representantes de vários órgãos da prefeitura, Casa Civil e das Forças Armadas, se reuniram na manhã de ontem, no Espaço Cultural da Câmara Municipal de Salvador, para tratar do planejamento do tradicional desfile do Dois de Julho. O encontro foi conduzido pelo  Secretário da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Carlos Ribeiro Soares, presidente em exercício da Fundação Gregório de Mattos, que considerou a reunião das partes envolvidas com a festa cívica de “bastante produtiva. Tudo está sendo providenciado para que a gente possa oferecer pra população um desfile muito bonito como a capital e a Bahia merecem”, declarou na oportunidade. 

 
Mulheres negras fazem oficina no Espaço Cultural da Barroquinha
26-mai-2010

Nos dias 28/05 e 08/06, das 8 às 18h, acontecerá no Espaço Cultural da Barroquinha a  Oficina sobre a liderança feminina nas religiões de matriz africana na Bahia. O evento é resultado de uma parceria entre a SEPROMI (Secretaria de Promoção da Igualdade do Estado da Bahia), INTECAB (Instituto Nacional da Tradição e Cultura Afro-Brasileira), Grupo Hermes de Cultura e Promoção Cultural, MOLIMBRA (Núcleo de Articulação de Mulheres Negras) e Fundação Gregório de Mattos.

O público-alvo é  composto por mulheres de religiões de matriz africana e a oficina tem o objetivo de discutir com as mulheres negras sobre o papel delas na sociedade, tendo como referência as sacerdotisas das religiões africanas. Serão discutidos temas como políticas para as mulheres, violência, direitos das mulheres, intolerância religiosa, entre outros. Na mesa estarão presentes representantes das nações Angola, Ketu e Gege, e do universo acadêmico, como a historiadora e professora Dra. Cecília Soares, que vai falar sobre a trajetória das mulheres negras.

Segundo Denise Ribeiro, professora universitária, membro do Terreiro Casa Branca, integrante do MOLIMBRA e coordenadora pedagógica do projeto, o Espaço Cultural da Barroquinha foi escolhido para sediar este evento porque ele foi o primeiro Terreiro de Candomblé institucionalmente reconhecido, que deu origem ao Terreiro Casa Branca, criado por três mulheres africanas.

 

 
Evento de lazer educativo na Biblioteca Edgar Santos
25-mai-2010

A Fundação Gregório de Mattos promove nesta quarta-feira, dia 26,a partir das 14hs, um evento de lazer educativo na Biblioteca Edgar Santos. Alunose professores da Escola Municipal Simões Filho estarão presentes e assistirão àexibição do filme baseado no livro “Menina Bonita do Laço de Fita”, daescritora Ana Maria Machado.

 
<< Início < Anterior | 71 72 73 74 75 76 77 | Próximo > Final >>

Resultados 741 - 750 de 761