Patrimônio é... debate a importância da preservação da dança em Salvador

Da esquerda para direita: Elivam Nascimento, Inah Irenam e Jorge Silva

É comum ouvirmos que a dança a expressão de nossa alma. Não à toa, essa forma cultural se faz presente e é valorada em diversos tempos e espaços. Pensando em sua importância, na próxima terça-feira (14), às 18h30, a Prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos (FGM), realiza a última edição de 2021 do projeto Patrimônio é..., cuja transmissão acontece no canal da FGM no Youtube.

Com o tema “‘Dança, Patrimônio! Dança’: Dançar é preservar as histórias e memórias que bailam em salões da cidade”, a iniciativa traz um debate sobre a manutenção das diversas formas e estilo de dança que acontecem em Salvador. Para a conversa confirmaram presença da pesquisadora e artista em dança Inah Irenam, além do dançarino e educador Jorge Silva e do bailarino e pesquisador Elivam Nascimento.

Patrimônio é...: As rodas de conversas do “Patrimônio É...” fazem parte do Projeto Salvador Memória Viva, executado pela Gerência de Patrimônio e vinculado ao Departamento de Patrimônio e Humanidades da FGM. São encontros mensais para tratar de temas concernentes aos patrimônios culturais da Cidade do Salvador. Esses encontros, que acontecem desde 2017, eram no Espaço Cultural da Barroquinha e com transmissão ao vivo. Mas, devido ao nosso contexto atual de pandemia e os protocolos de segurança, o formato foi adaptado para o ambiente virtual. Seu objetivo, para além da promoção da educação patrimonial, é a instrumentalização das políticas públicas do município que valorizam a memória histórica da cidade.