Prefeitura Municipal de Salvador

:: Fundação Gregório de Mattos

:: Histórico e Objetivos

A Fundação Gregório de Mattos é um órgão vinculado à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULT), que tem como finalidade formular e executar a política cultural do Município do Salvador. É presidida pelo diretor teatral Fernando Guerreiro. 

Entre as suas funções, destacam-se: 

- Promover e organizar das atividades culturais e artísticas no Município; 

- Preservar, ampliar e divulgar o patrimônio histórico, cultural e artístico do Município;

- Coordenar e executar atividades editoriais;

- Desenvolver  estudos, planos, programas e projetos relacionados com a compreensão e o enriquecimento da tipologia cultural do Município;

- Promover, desenvolver e administrar  atividades de museu, arquivo histórico e demais espaços culturais do Município.

:: Presidente

Fernando Guerreiro é diretor teatral, gestor e radialista. Um dos maiores responsáveis pela popularização e retomada do teatro baiano no país, além de ser um grande descobridor de talentos conhecidos, no teatro, na televisão, ou no cinema.

Guerreiro já dirigiu mais de 60 espetáculos teatrais, em 40 anos de carreira, com destaque para “A Bofetada”,” Vixe Maria! Deus e o Diabo na Bahia”,” Os Cafajestes” e está em cartaz com “De Um Tudo”, comédia musical que faz uma sátira divertida sobre o modo de ser do baiano.

É um dos apresentadores do programa de rádio Roda Baiana, revista diária que trata de cultura e comportamento, de segunda à sexta-feira, às 13h, na Rádio Metrópole.

Desde 2013, é presidente da Fundação Gregório de Mattos, em Salvador, na Bahia. Em seu sexto ano à frente da FGM, Guerreiro situou Salvador entre as capitais que mais avançaram na política cultural nesta década. Investiu na institucionalização da cultura ao implantar o Sistema Municipal de Cultura e implementar os principais componentes. Salvador conta, finalmente, com legislação específica de Patrimônio, assegurando a salvaguarda de bens materiais e imateriais em diversos processos de tombamento e registro. O Programa de Fomento Arte em Toda Parte reúne editais que promovem a diversidade cultural, democratiza e descentraliza a distribuição dos recursos, abrangendo desde projetos estruturantes da economia criativa até iniciativas de agentes culturais comunitários. A requalificação dos equipamentos, reestruturação do Boca de Brasa, retomada do Viva Cultura, Lei de apoio a cultura através de incentivos fiscais, novos espaços culturais descentralizados, fomento ao audiovisual, através da criação da Salvador Filmes e fomento à literatura, com o lançamento do Selo João Ubaldo Ribeiro são algumas das principais marcas de sua gestão.

Foto: Joá Souza

:: Equipe

Chefe de Gabinete

 Edwin Neves

Assessora Chefe

Viviane Vergasta Ramos

Assessor Técnico

 Tato Drummond

Gestor do Núcleo de Tecnologia da Informação

 EricCastro

Assessora Jurídica

Thais Santana

Gerente Administrativo-Financeiro

Gildete Nascimento Ferreira 

Diretora de Planejamento e Projetos Culturais

Silvia Russo

Gerente de Promoção Cultural

Felipe Dias Rego

Gerente de Equipamentos Culturais

Chicco Assis

Diretora de Patrimônio e Humanidades 

Milena Luisa da Silva Tavares

Gerente de Patrimônio Cultural

Magnair Barbosa

Gerente de Bibliotecas e Promoção do Livro e Leitura

Claudijane Pereira Palma 

Assessora de Comunicação

Patricia Lins

:: Localização

  • Rua Chile, nº31, Centro - Salvador / BA
  • Tel.: 71 3202.7800
  • Email: fgm@salvador.ba.gov.br